Dicas

Como criar bons hábitos financeiros?


Guardar dinheiro é uma das tarefas mais difíceis que existe, mas a boa notícia é que nós da Conta Zap, iremos te ajudar a melhorar alguns dos seus hábitos financeiros.

Muitas pessoas não conseguem criar o hábito de poupar dinheiro e colocar seus planos para frente, com isso trouxemos algumas formas de mudar essa realidade, ou seja, mudar a forma como pensamos e lidamos com as nossas finanças. Confira abaixo:

1 – Tenha um objetivo para o seu dinheiro.

Um dos passos mais importantes para conquistar o tão esperado bom hábito financeiro é ter um objetivo muito claro para o seu dinheiro. Não precisa ser algo grandioso, mas algo que te seja essencial para que possamos nos relacionar com as nossas finanças. Como por exemplo: 

  • Fazer uma viagem?
  •  Fazer uma faculdade?
  • Morar sozinho?
  • Comprar uma casa ou um apartamento? 
  • Empreender?

Colocar um objetivo a frente nos faz ter um motivo para conseguir poupar e assim começar uma reeducação financeira.  

Outro erro comum de pessoas que querem se reeducar é ser ambicioso. Ao invés de se sentir motivado a guardar, a pessoa acaba se frustrando por não conseguir juntar a quantia desejada e abandona a meta. 

Então seja esperto, se você não tem o hábito de poupar dinheiro, comece com pouco e vá aumentando conforme for conquistando suas metas. 

Achamos que você pode gostar:

2 – Crie uma rotina.

A melhor forma de fazer com que seu objetivo se concretize é criando uma rotina e fazendo com que ela vire algo natural e/ou automático. 

Como por exemplo: Salário caiu na sua conta, crie um lembrete, onde você precisa guardar 10% dele para a sua viagem. Assim você sempre vai lembrar o motivo de estar guardando aquela quantia. 

Uma ótima dica é colocar a quantia desejada em uma conta digital, na Conta Zap, além de não ter taxas ou burocracias para realizar a abertura, você consegue administrar suas finanças pelo próprio WhatsApp, tendo maior controle.

3 – Mantenha uma rotina diária pelo maior tempo possível.

Se você deseja se reeducar financeiramente, é importante que mantenha um compromisso por maior tempo possível, com isso, se recompense pelas metas batidas. Não precisa ser financeiramente, mas algo que seja prazeroso para você, como por exemplo ir ao cinema e assistir aquele filme que você tanto queria ver ou sair para jantar fora.

A pesquisa também mostra que “falhar” vez ou outra na construção de um  novo hábito não afeta o processo todo. Com isso, encare essa jornada como um processo, não uma tarefa a ser cumprida em determinado período. 

Notícias
Setembro amarelo e Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Saiba mais!
Educação financeira
Falando de dinheiro com as crianças
Educação financeira
O jeito Warren de investir
There are currently no comments.