Dicas

Como fazer uma retrospectiva efetiva do seu ano


Veja como utilizar técnicas ágeis para conseguir realizar uma retrospectiva do ano que passou, e assim poder analisar calmamente onde errou ou acertou

Com o fim do ano se aproximando, automaticamente entramos no momento nostalgia, começamos a pensar em tudo que gastamos, gastos bons, ruins e então nos perguntamos o que poderíamos fazer para mudar, o porque algumas de nossas metas não darem certo. Trouxemos uma solução para que você consiga se analisar e rever alguns pontos.

O método ágil pode com certeza te ajudar a responder muitas dessas perguntas. 

O desenvolvimento ágil ou metodologia ágil, são disciplinas que estudam um conjunto de comportamentos, processos e práticas desenvolvidas para software, mas que podem ser adaptadas de diversas formas para outros tipos de projetos.

Abaixo, veja como utilizar estas técnicas para fazer uma retrospectiva e uma análise efetiva do seu ano: 

#1 – Esteja preparado. 

Antes de começar o processo da retrospectiva, o conselho que te damos é: esteja presente. Isso mesmo, esteja presente. Durante esse processo começamos a relembrar como foi nosso ano e isso pode mexer emocionalmente conosco. 

Então comece reconhecendo que você fez o seu melhor.

Para uma retrospectiva afetiva temos duas regras essenciais:

1 – Reconhecer que todas as suas metas financeiras foram as melhores possíveis, com todas as informações que tinha.

2 – Focar no que está no campo de ação ou seja nosso próximo objetivo.

Neste momento é super importante você cultivar um senso de compreensão. Isso dará espaço para que todas as metas criadas no passado sejam abordadas, tendo elas sido concluídas ou não.

Achamos que você pode gostar: 

#2 – Liste o que foi bom, o que deve continuar e o que precisa melhorar.

Não podemos cancelar um ano que nos mostrou o quanto somos fortes e conseguimos sim lutar pelos nossos objetivos. É como dizem, força, foco e fé que se chega aonde quer.

1 – O que foi bom?

2 – O que devo começar a fazer?

3 – O que não devo mais fazer?

Seja sincero consigo mesmo e responda calmamente a essas perguntas, levando em consideração sua vida financeira, vida pessoal, saúde, trabalho e até mesmo familiar. 

#3 – Monte um plano de ação e objetivo.

Um bom plano de ação deve ser objetivo e dizer o que realmente será feito, quando e quem será responsável por tal ato. Além disso, é essencial que você tenha autonomia para agir, responsabilidade para tomada de decisões e clareza sobre o que está sendo feito.

E lembre-se que não é necessário esperar que o ano acabe para fazer uma nova retrospectiva. Em ações ágeis, esse ritual é feito regularmente ao longo do ano para garantir constante revisão do seu trabalho.

Dicas
Filmes sobre economia
Dicas
Quer começar a empreender? Veja as nossas dicas!
Educação financeira
O jeito Warren de investir
There are currently no comments.