Dicas

Como planejar as finanças para 2021? Confira nossas dicas


Ninguém vai discordar se a gente dizer que 2020 foi um ano daqueles, né? Mas como o brasileiro não desiste nunca, está na hora de começar a imaginar a vida em 2021. O momento econômico é delicado e merece toda a cautela. Afinal, ninguém quer levar dívidas para o novo ano!

A gente não gosta de ser portador de más notícias, mas é preciso ser realista. As perspectivas para 2021 não são nada positivas. Há instabilidades no cenário geopolítico internacional, na previdência, nas mudanças climáticas e grandes prejuízos acumulados em setores chave da economia, como turismo e eventos. Tudo isso em meio a uma pandemia global sem data para terminar. Mas com prudência e planejamento é possível sair do ano que está para chegar em um cenário melhor do que entramos. 

Faça uma avaliação financeira

O primeiro passo para seguir em frente é saber onde você está agora, então coloque no papel todas suas fontes de renda e todos os seus gastos. Dessa forma fica mais fácil ver para onde vai o seu dinheiro e estabelecer quais são as suas maiores prioridades financeiras. Aquilo que não é uma prioridade pode ser cortado, ou, pelo menos, diminuído. 

Escolha seus objetivos 

Agora que sabe onde está defina seus objetivos, onde quer chegar? Nesse momento é legal pensar em objetivos de curto, médio e longo prazo, para o melhor andamento deles é importante que se completem.

  • Objetivos de curto prazo 

Onde quer estar daqui 1 ano? Quanto pretende ter guardado? O que pretender ter adquirido (ou pretende se desfazer). Aqui o interessante é manter o pé no chão e não contar com os ovos dentro da galinha, ou seja se atenha às certezas e até mesmo para alguns imprevistos.

  • Objetivos de médio prazo 

O que quer atingir daqui 5 anos? Como sua vida vai ter mudado? No médio prazo você já consegue sonhar mais longe, mas ainda é importante pensar em possíveis adversidades e se preparar para elas.

  • Longo prazo 

Em 10 anos você quer ter uma casa própria? Talvez aquele carro dos sonhos? Fazer aquela viagem dos sonhos também é legal! Pensar no longo prazo é pensar em como realizar seus maiores sonhos, então deixe todas as amarras. 

Um passo de cada vez 

Agora que já tem seus objetivos traçados é hora de trabalhar duro e ter disciplina,  sempre lembrando: quando o assunto é dinheiro, agir pensando no longo prazo costuma ser mais frutífero. 

Sempre que pensar em fugir do orçamento por algo desnecessário, pense no quanto isso pode atrasar a concretização dos seus sonhos, mas se mesmo pensando sobre isso você ainda acreditar que essa fugidinha agora realmente vale a pena, siga a sua vontade!

Pois mesmo com todo o conhecimento sobre educação financeira, no final do dia quem sabe o real valor que as coisas têm para você, é você mesmo!

Que tal desapegar?

Aqueles livros que se acumulam na estante, aquela peça de roupa que você não usa mais, ou aquele móvel antigo que mal cabe em casa. A não ser que exista uma conexão emocional, não tem motivo pra não desapegar de alguns itens.

Hoje em dia existem inúmeras plataformas digitais para te ajudar a fazer bons negócios. Pesquise algumas delas e escolha qual é melhor para você.

Opte por serviços mais baratos

Não há razão para pagar um pacote de TV por assinatura com 200 canais se você só assiste os mesmos dois. Nem porque pagar por uma internet de alta velocidade se você mal para em casa. Procure por serviços que suprem suas necessidades e tem um bom padrão de qualidade aliado com um preço mais em conta.

A Conta Zap, por exemplo, oferece uma grande variedade de serviços financeiros de forma descomplicada. Não precisa baixar nenhum aplicativo nem pagar taxas de adesão e anuidade para bancos. É só mandar uma mensagem para a gente e abrir a sua conta: zapconta.co/contazap

Lembre-se: não tem porque pagar um valor alto se há uma alternativa de igual qualidade com um preço mais justo. 

Curtiu as nossas dicas? Compartilhe nas redes e fique sempre de olho por aqui no nosso blog, publicamos todas as semanas!

Dicas
6 reflexões para equilibrar a sua vida financeira
Educação financeira
Qual o seu perfil de investidor?
Educação financeira
Lançamento conta Zap
There are currently no comments.