Nas últimas semanas você deve ter ouvido muito sobre o Pix, um novo meio de pagamento que vai mudar muito o atual mercado.
Mas você sabe qual a diferença entre TED, DOC e o Pix?
TED e DOC
Esses são nomes que você já deve estar acostumado, são as formas de transferência usadas no dia a dia.
Ambas são bem parecidas, a grande diferença está no horário de funcionamento e limite das quantias transferidas.
- TED
A Transferência Eletrônica Disponível (TED) pode cair no mesmo dia caso seja feita antes das 17hrs e não possui valor máximo ou mínimo.
- DOC
O Documento de Ordem de Crédito (DOC) cai em um dia útil e se feito após as 22hrs pode levar mais tempo, além disso tem o limite de R$4999,99.
Ambas possuem taxas, porém variam muito conforme a instituição bancária em questão.
Pix
No Pix as transferências acontecem 24hrs por dia durante todos os dias do ano, até mesmo finais de semana e feriados, além disso as transações são livres de taxas.
Outra consequência dessa nova ferramenta é a simplificação dos pagamentos por crédito, uma vez que os intermediários são retirados da equação, restando apenas as peças essenciais.
Isso aumentará a autonomia dos vendedores, que não vão mais precisar pagar para os donos das maquininhas ou as bandeiras dos cartões.
Em entrevista, o diretor do Banco central disse:
“Essa possibilidade de ofertar, facultativamente no primeiro momento, o agendamento do pagamento traz um incremento à experiência dos usuários finais e potencializa, ainda mais, o uso do Pix nos mais diversos casos de uso. Dessa forma, o Pix ganha amplitude e os usuários podem se beneficiar de suas características para transações planejadas. Tal possibilidade, desde seu lançamento, permite que o Pix se configure como um instrumento de cobrança efetivo, possibilitando seu uso para transações imediatas e programadas, existindo modelos tradicionais e possibilitando que surjam sistemáticas inovadoras, inclusive com modelos de crédito garantidos, aumentando a aplicabilidade do instrumento”
Comments