Educação financeira

Começando a investir, mas não conhece as possibilidades de investimento? Confira cada tipo!


Se você quer começar a investir e ainda não sabe o que fazer, veja nossos posts sobre educação financeira e investimentos e aprenda mais sobre isso:

Porém, dedicamos esse post para mostrar algumas modalidades de investimento disponíveis no mercado, para quando você decidir investir não vá ‘’trocar os pés pelas mãos’’ ou pecar pela falta de conhecimento. Vamos lá?

Tesouro direto

O Tesouro direto é um programa que surgiu em 2002 com o intuito de democratizar o acesso aos títulos públicos, sendo possível, atualmente, realizar aplicações a partir de R$30.

O que são títulos públicos?

Explicando de maneira bem clara e simples essa modalidade de investimento, são empréstimos que o governo pega para poder investir no país e que algum tempo depois de comprá-los, você pode resgatar o dinheiro investido com juros.

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento muito popular devido a sua segurança e rentabilidade.

Assim como os títulos públicos, o CDB também funciona como um empréstimo, sendo diferente dos Títulos Públicos porque, dessa vez, você empresta seu dinheiro para uma instituição financeira, que irá devolvê-lo com juros.

LCI/LCA

Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio funcionam de uma forma muito parecida com o CDB, já que você empresta seu dinheiro para uma instituição financeira e essa vai te devolver o valor com juros.

O que diferencia um investimento do outro é o lastro do papel, enquanto o LCI é baseado na carteira de empréstimos imobiliários, o LCA é para captar verba para empréstimos na cadeia de agronegócios.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são uma cooperativa de investimento, os FIIs são bastante atraentes porque lucram com a valorização e com os aluguéis desses imóveis. 

E esses lucros são distribuídos entre os administradores e investidores desse fundo.

Ações

Ao comprar uma ação, você passa a ter os direitos e deveres de sócio de determinado negócio. 

Assim, você começa a receber parte dos lucros dessa empresa, correspondendo essa parte a quantidade de cotas que você possui. Também é possível lucrar com a valorização das ações.

Qualquer um pode adquirir ações, basta entrar em contato com uma corretora que faça a ponte entre você e a bolsa de valores.

Se você gostou de conhecer e deseja aprender mais sobre as opções de investimento do mercado, continue acompanhando o nosso blog, pois para a Conta Zap levar conhecimento para você é o melhor caminho para sua liberdade e satisfação financeira.

Notícias
Zap do Bem em Pernambuco |Diário de Pernambuco|
Dicas
Filmes sobre economia
Notícias
O futuro dos meios de pagamento com o Pix
There are currently no comments.