Educação financeira

Qual o seu perfil de investidor?


Investimento ou especulação?

Como falamos em “o jeito Warren de investir”, investimentos são feitos no longo prazo, visando o valor que uma empresa produz, o que diminui os riscos atribuídos às flutuações momentâneas do mercado, já a especulação está relacionada a grandes ganhos no curto prazo com grandes riscos de perder todo o capital.

Conservador

O investidor conservador é aquele que preza em primeiro lugar pela segurança do seu patrimônio e só depois pensa em sua lucratividade, alguns investimentos que costumam estar na carteira desse perfil são:

  • Tesouro direto
  • CDB
  • Fundos de renda fixa
  • LCI/LCA

Outra característica desse perfil é a preferência por investimentos com alta liquidez, ou seja, que podem ser resgatados rápidamente.

Moderado

Os de perfil moderado assumem maiores riscos para aumentar sua lucratividade. Com a carteira bem diversificada entre renda fixa e renda variável.

Talvez sua melhor características seja a versatilidade, pois seu conhecimento do mercado permite que ele consiga aproveitar o melhor de cada um dos seus investimentos.

A carteira desse perfil pode ser composta por:

  • CDB
  • Fundos imobiliários
  • Ações
  • Tesouro direto

Arrojado

O investidor Arrojado tem bastante conhecimento do mercado e está bem disposto a perder no curto prazo, sabendo que os lucros do longo prazo serão recompensadores.

Boa parte de sua carteira está em renda variável, o que aumenta seus ganhos, mas também costumam ter alguns investimentos mais conservadores com alta liquidez. Isso funciona como um fundo emergencial e também pode ser usado como uma reserva para aproveitar as baixas do mercado. 

A carteira do Arrojado é composta por todos as opções anteriores, porém com uma porcentagem maior em renda variável, outra característica desse perfil é alguns investimentos de curto prazo.

Agressivo

Esse perfil é um pouco controverso, algumas fontes o colocam como sinônimo do Arrojado, mas aqui vamos tratá-lo como alguém com profundos conhecimentos do mercado financeiro e economia no geral e por isso se arrisca nas flutuações diárias do mercado, porém corre grandes riscos de prejuízo.

Esse perfil funciona de forma semelhante ao do arrojado, porém costuma ter quase toda sua renda em renda variável e por vezes é mais um especulador do que um investidor.

Como posso me organizar para começar a investir?

Antes de iniciar qualquer investimento é necessário estar financeiramente organizado, isso é: não ter dívidas, ter controle sobre os gastos e preferencialmente ter uma poupança.

Quer algumas dicas de como conseguir se organizar? Então nos siga nas outras redes! 

Notícias
Auxílio emergencial na Zap
Pix
Veja porquê você deve fazer o pré-cadastro Pix na Conta Zap
Notícias
Tecnologia e gestão de negócios |NSC|
There are currently no comments.