Mercado

Quem é Watson da IBM?


Recentemente a Conta Zap iniciou uma parceria com a IBM para utilização da plataforma Watson. Essa parceria, como disse nosso CEO Roberto Marinho, é fundamental para melhor atender nossos clientes.

Mas afinal, quem é o Watson e como ele funciona? Para entender isso precisamos entender algumas coisas antes:

Dados

De forma geral podemos classificar os dados na internet em dois tipos: 

  • Estruturados: são dados armazenados dentro de uma estrutura rígida e com regras específicas, como em um banco de dados.
  • Não estruturados: imagens, fotos e textos que não foram pensados com base em alguma régua. Quase todo conteúdo disponível na internet atualmente.
Gap entre os dados estruturados e não estruturados.
Live InfoMoney com participação de Alexandre Dietrich, executivo responsável pelo Watson.

Os dados que produzimos, em sua grande maioria, não podem ser interpretados pelos sistemas tradicionais. Antes das I.As e sistemas análogos, era necessário um intermediário que traduzisse as informações para que as máquinas fossem capazes de entendê-las.

Um exemplo dado por Alexandre Dietrich, executivo da IBM responsável pelo Watson, foi o da pesquisa da palavra “São Paulo”. Essa palavra polissêmica pode significar um santo, uma cidade, um estado ou um time. Para saber a qual a busca se refere é necessário contexto, mas como essa intermediação era feita por um humano era muito limitada, tanto na quantidade de dados quanto no tempo.

Diferentemente dos sistemas usados antigamente, as inteligências artificiais conseguem entender dados não estruturados e aprender com eles, potencializando os resultados e melhorando a comunicação entre máquinas e humanos. 

Você é um robô?

Todos já lidamos com aquele box de “confirme que você não é um robô”, mas o que poucos sabem é que os softwares conseguem descobrir se é uma pessoa ou não só pelo movimento do mouse. Quando reconhecemos as faixas, carros e semáforos estamos ensinando a inteligência artificial do Google a reconhecer com mais precisão.

Esses sistemas estão em treinamento há muito tempo e por isso já conseguem performar bem. O próprio Watson já está em funcionamento e treinamento desde fevereiro de 2011.

Meu caro Watson

O Watson assistant é uma plataforma e atualmente possui 11 serviços para empresas de todos os tamanho. Esses estão relacionados a várias áreas como saúde, direito, administração de empresas e afins.

Como já dito aqui acima, essa ferramenta é muito útil para aumentar a velocidade na interpretação de dados, mas não para por aí. Atualmente o Watson já é capaz de interpretar entonação e sentimentos como raiva e medo dentro de emails e outros textos! 

Dentro da Zap

Aqui na Zap o Watson nos ajudará a melhorar o Zapelino, construindo respostas para perguntas complexas e com um tom mais amistoso e humano. Isso também aumentará a velocidade de resposta e nos ajudará a entender como podemos atender melhor nossos usuários.

Quer entender como funciona na prática esse sistema? É só mandar um “oi” no Whatsapp para  11 4063-6073 e começar a falar com o Zapelino!

Notícias
Juntas Conta Zap e Oi têm uma missão!
Educação financeira
A Nota de R$200 vai gerar uma inflação maior? Saiba mais!
Notícias
Zap na NDTV!
There are currently no comments.