Notícias

O futuro dos meios de pagamento com o Pix


Nosso CEO, Roberto Marinho, junto de Bruno Diniz e Carlos Netto participou de uma live no canal da Forbes. Nessa live foi discutido os rumos que o mercado dos meios de pagamento devem tomar com a chegada do PIX.

Capa da Forbes com Carlos Netto, CEO da Matera, Roberto Marinho Filho, CEO da Conta Zap e Bruno Diniz, cofundador da Spiralem
Capa da Live disponível no Youtube

PIX

A chegada do PIX no Brasil vai mudar muito as dinâmicas bancárias atuais. As taxas cobradas nas transferências cairão e os prazos serão praticamente eliminados. 

E como salientou Netto, diferentemente do Whatsapp Pay o PIX não limita as possibilidades de escolha dos consumidores.

A mudança também comunica muito bem com as dinâmicas atuais do mercado, aumentando a competitividade, diminuindo as burocracias e identificando as contas bancárias através do número de telefone.

Isso tudo graças ao que Carlos Netto chamou de “internet das contas” que a instituição promove ao colocar todas as contas em uma rede.

Privacidade de dados

Com a alta dos meios de pagamento online também aumentam as preocupações com a segurança dos dados. Mas também são boas as notícias referentes a isso.

Com a implementação do PIX a regra do sigilo bancário passará a valer para os meios de pagamento. Isso garantirá que as empresas não negociem os dados dos usuários.

Outras preocupações das pessoas são as invasões e os furtos de informação, mas é importante lembrar que a criptografia utilizada no Whatsapp é uma das melhores do mundo.

Os vazamentos que acontecem estão mais relacionados a engenharia social e não a ataques ao sistema em si.

Mesmo com tudo isso, caso ocorra uma falha na criptografia a Conta Zap assume toda responsabilidade.

Retomada da economia

Agora, precisamos retomar o movimento de nossa economia e as soluções digitais de pagamento tem grande potencial para esse momento, ajudando a acelerar e tornar os processos mais seguros, como por exemplo ao evitar a circulação do papel moeda e potencializar o e-comerce, assim possibilitando o distanciamento social.

Esses meios também fazem bem para a saúde financeira das pessoas ao derrubar taxas que haviam se estabelecido no mercado tradicional e acabavam pesando no orçamento.

Mercado
Quem é Watson da IBM?
Educação financeira
Começando a investir, mas não conhece as possibilidades de investimento? Confira cada tipo!
Dicas
Como as redes sociais ganham dinheiro? Descubra!
There are currently no comments.