Dicas

Qual a diferença de CNPJ para CPF?


O número de MEIs no Brasil subiu 10,6% em relação ao fim de 2019, mas nem todos sabem as implicações de ser reconhecido como CNPJ e por isso acaba até se enrolando em dívidas. O primeiro passo é entender que CNPJ e CPF são documentos diferentes e devem ser tratados assim.

  • Para que serve o CNPJ?
    O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é usado como registro na receita federal, ele é obrigatório para todas as pessoas jurídicas, incluindo os condomínios, clubes de investimentos, consórcios, representações diplomáticas, entre outros.
  • E o CPF, para que serve?
    O Cadastro de Pessoa Física serve para que a receita federal identifique os contribuintes, mas não só isso. Prestar concurso público, abrir conta em banco, pegar empréstimos, financiamentos e cartão de crédito, obter carteira de trabalho e passaporte só são possíveis para quem possui o documento.
  • Quais são as obrigações que um CNPJ tem?
    Toda pessoa jurídica tem uma série de obrigações que devem ser seguidas para manter sua legitimidade. Muitas dessas são relacionada ao pagamento de impostos e prestações de conta. Um MEI por exemplo deve sempre emitir notas fiscais e pagar a DAS.
  • Já o CPF:
    Os portadores de CPF que recebem anualmente mais que R$28.559,70 devem pagar o infame imposto de renda. O valor a ser pago é baseado em sua renda, no site da receita federal é possível encontrar a tabela.
  • Como se organizar financeiramente?
    A organização financeira é importante, mas no caso dos CNPJs ela é essencial. Ter uma conta PJ te ajuda a se organizar. Na conta de PJ fica a renda da empresa e é bom se lembrar que nem todo este dinheiro é seu, aqui estão os salários de seus colaboradores, pagamento dos fornecedores e impostos. A partir do lucro da empresa e levando esses fatores em conta você estima um pró-labore, essa sim é sua renda como CPF.

Ter esses cuidados é essencial para a saúde do seu negócio e de sua renda.

Dicas
Como as redes sociais ganham dinheiro? Descubra!
Dicas
7 hábitos que te impedem de economizar
Dicas
A telemedicina pode te ajudar? Descubra!
There are currently no comments.